Capitania dos Portos investiga batida de navio porta-contêineres com balsas no Porto de Santos
17/02/2026
(Foto: Reprodução) Navio porta-contêineres bate em duas balsas no Porto de Santos e tripulantes saltam no mar
A Capitania dos Portos de São Paulo (CP-SP), órgão que responde à Marinha do Brasil, instaurou um inquérito para investigar as causas do acidente entre um navio porta-contêineres e duas balsas no canal do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Um vídeo obtido pelo g1 registra o momento da batida, que não deixou feridos.
O acidente ocorreu na noite de segunda-feira (16), envolvendo o navio Seaspan Empire e duas embarcações que fazem a travessia de veículos, ciclistas e pedestres entre Santos e Guarujá. No momento da colisão, as balsas FB-14 e FB-15 não estavam em operação. A tripulação da FB-15 — formada por comandante e três marinheiros — se jogou no mar por conta do impacto.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a CP-SP, o Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi aberto nesta terça-feira (17) para apurar as causas e identificar possíveis responsáveis.
Navio atracou na madrugada
Também em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) disse que o navio atracou no DP World após o acidente, por volta das 3h desta terça-feira (17). A embarcação seguiu para o terminal após aguardar na área de fundeio do Porto.
Tripulantes das balsas pularam no mar antes do impacto do navio no Porto de Santos
Reprodução/Redes Sociais
A APS também destacou que não houve feridos, impactos às demais operações do Porto ou suspensão da navegação.
O acidente
Navio porta-contêineres bate em balsas no Porto de Santos
Redes Sociais
O navio Seaspan Empire chegou ao Porto de Santos na noite de segunda-feira, após passagem pelo cais do Rio de Janeiro. Sem espaço para atracar, o porta-contêineres deixava o canal em direção à área de fundeio (espera) quando atingiu duas balsas.
De acordo com a Praticagem e a Semil, a FB-15 rebocava a FB-14 — fora de operação e em manutenção — para o lado de Guarujá. Durante o trajeto, ambas foram atingidas e arrastadas pelo navio.
As embarcações estavam sem veículos ou passageiros e sofreram apenas danos na proa do casco, na parte dianteira.
Vídeo mostra tripulantes pulando no mar antes de impacto com navio no Porto de Santos
Reprodução/Redes Sociais
Balsas fora de operação
Em nota, a Semil informou que acompanha a apuração dos fatos junto às autoridades marítimas.
Sobre as balsas, estas estão atracadas no lado de Santos, fora de operação e aguardando determinação da Capitania dos Portos. "A travessia de balsas entre as cidades opera normalmente com as demais embarcações da frota".
A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) foi avisada para tomar as providências necessárias. A reportagem acionou a CPSP, a Autoridade Portuária de Santos (APS) e aguarda posicionamentos.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos