Lula se reúne com presidente do PSB em meio a dúvidas se Alckmin vai compor chapa à reeleição
10/02/2026
(Foto: Reprodução) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente nacional do PSB, João Campos, nesta terça-feira (10), no Palácio do Planalto. Ele chegou ao Planalto por volta de 16h30.
Campos é presidente do partido que tem como integrante o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
O encontro acontece depois de o presidente Lula ter admitido pela primeira vez a possibilidade de Alckmin não compor sua chapa à reeleição.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Disputa em São Paulo
Na semana passada, durante entrevista ao UOL, Lula afirmou que Alckmin tem um papel a cumprir em São Paulo, sinalizando que deve conversar também com o vice sobre o cenário eleitoral do estado.
O presidente do PT, Edinho Silva, afirmou nesta terça-feira (10) que, na avaliação do PT, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disputará neste ano o cargo que desejar.
"Se ele entender que nas eleições de 2026 o melhor papel que ele pode cumprir é continuar na vice, nós respeitaremos", disse Edinho Silva.
Janja, Lula e Geraldo Alckmin no evento de defesa da democracia nos 3 anos dos atos golpistas de 8 de janeiro
Jorge Silva/Reuters
Lula tem intensificado as conversas em torno das eleições em São Paulo, em busca da definição de nomes para a disputa ao Palácio dos Bandeirantes e também ao Senado.
O presidente tem falado publicamente que espera contar ao menos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, nas negociações em torno do cenário em São Paulo. O presidente recentemente mostrou interesse em negociar também com Alckmin.
Tebet já se colocou à disposição do presidente Lula para se candidatar ao Senado por São Paulo. Segundo a ministra, o presidente deve bater o martelo sobre a situação após o Carnaval.
Simone Tebet, ministra do Planejamento
Ricardo Stuckert/PR
Tebet atualmente é do MDB, mas não está descartada uma mudança partidária para dar mais peso à disputa em São Paulo.
Um dos partidos que estão na mesa de negociação para uma eventual mudança de partido de Tebet é o PSB.