Ministério da Saúde inaugura 1ª UTI inteligente do SUS no Rio

  • 27/06/2026
(Foto: Reprodução)
Ministro da Saúde inaugura 1ª UTI inteligente do SUS no Rio Divulgação/Ministério da Saúde O Ministério da Saúde inaugurou neste sábado (27) a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Zona Norte do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Hoje estamos dando mais um passo para que o SUS e a universidade pública brasileira liderem a revolução tecnológica e digital. A integração dos dados dos monitores permite identificar precocemente sinais de melhora ou de agravamento do quadro clínico, possibilitando intervenções mais rápidas, com ajustes na conduta e no tratamento antes que o paciente apresente uma piora", destacou Padilha. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça Com investimento de mais de R$ 180 milhões, o projeto prevê a adoção de novas tecnologias que alertam quando o estado do paciente piora, utilizam inteligência artificial (IA) para prever riscos e priorizar atendimentos, além de reunir informações diretamente no prontuário eletrônico. Agora no g1 A iniciativa também inclui o uso de ambulâncias com tecnologia 5G, que poderão transmitir sinais vitais em tempo real para agilizar o atendimento pré-hospitalar. Além disso, o programa prevê a implementação de cirurgia robótica, medicina de precisão e análises por IA, com o objetivo de melhorar a eficiência e os resultados dos tratamentos. A nova estrutura integra a Rede Nacional de UTIs Inteligentes e faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, com foco na modernização da rede pública e no uso de tecnologia para apoio à tomada de decisões clínicas. Segundo o Ministério da Saúde, o modelo utiliza sistemas digitais integrados, inteligência de dados e monitoramento em tempo real para identificar alterações no estado dos pacientes e agilizar intervenções médicas. Durante o evento, também foi inaugurado um novo acelerador linear para o tratamento de câncer na unidade, com objetivo de ampliar a capacidade de atendimento em radioterapia e reduzir o tempo de espera no SUS. A unidade do Rio é a primeira das sete instituições da fase inicial do projeto, que inclui hospitais no Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Nesta etapa, serão conectados 60 leitos de UTI em todo o país, com 10 leitos em cada unidade participante. 🟩O g1 Rio está no GloboPop, o novo aplicativo de vídeos curtos verticais da Globo, disponível gratuitamente no seu celular. Lá no app, você pode seguir o palco do g1 Rio para não perder nenhum detalhe. Baixe o GloboPop.

FONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/06/27/ministerio-da-saude-inaugura-1a-uti-inteligente-do-sus-no-rio.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes