Tanabata Matsuri acontece neste fim de semana em Mogi das Cruzes
01/08/2025
(Foto: Reprodução) Tanabata Matsuri acontece neste fim de semana em Mogi das Cruzes
Divulgação
O Tanabata Matsuri acontece neste fim de semana no Bunkyo de Mogi das Cruzes. Também chamado de Festival das Estrelas, o evento vai até domingo (3), e conta com atrações culturais e gastronômicas.
A festividade celebra o tradicional encontro das estrelas Orihime e Hikoboshi, inspirado em uma lenda japonesa.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
No sábado (2), a festa começa às 10h e vai até as 22h. A programação conta com shows musicais, apresentações de artes marciais e, no fim do dia, acontece a cerimônia do Tooro Nagashi, iluminando o lago com luzes.
Já no domingo (3), a festa vai das 10h às 21h, com concurso de cosplay e o encerramento do evento (confira abaixo a programação completa).
Segundo a organização do festival, os visitantes poderão se deliciar com comidas típicas da culinária japonesa, como yakisoba, tempurá, guioza, sushi, moti e espetos com wagyu, uma carne japonesa.
O público também pode escrever seus desejos em tiras de papel, chamados de tanzaku, e pendurá-los nos bambus espalhados pelo espaço, seguindo a tradição do festival.
O Bunkyo de Mogi das Cruzes fica na avenida Japão, 5919, Bairro Porteira Preta. Mais informações pelo telefone 4791-2022.
A lenda do festival
Os bilhetes chamados de Tanzakus são parte da lenda japonesa que originou o festival
Divulgação
De acordo com a organização do Tanabata Matsuri, a lenda das estrelas conta a história de uma princesa chamada Orihime. Um dia seu pai, Sr. Tentei, apresentou à sua filha um jovem e belo rapaz, chamado Hikoboshi, acreditando que este fosse o par ideal para ela.
O pai estava certo e os dois jovens se apaixonaram à primeira vista. O casal se envolveu de um modo tão fulminante que passaram a viver seu amor intensamente a ponto de abandonarem as suas tarefas diárias. Sr. Tentei ficou tão furioso e indignado com a total falta de responsabilidade de Orihime e Hikoboshi que resolveu lhes dar um castigo.
Para isso, separou o casal e colocou cada um em um canto oposto da Via Láctea. Com isso, os jovens passaram a ficar muito tristes. Ao ver a filha com tanta tristeza pela separação, o pai resolveu amenizar a situação dos jovens, permitindo que eles se encontrassem apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender a todos os pedidos vindos do planeta Terra nesta data.
Esses pedidos ‘Tanzakus’ eram escritos em papéis coloridos, onde cada cor tinha um significado e eram pendurados nos ramos de bambus durante o Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas.
Confira a programação do evento
Sábado (2)
Domingo (3)
Rolê no Alto Tietê: fim de semana tem diversos espetáculos e shows
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê